O Que é Hacker ?!!
Não existe tradução. A mais próxima seria “fuçador” e o verbo to hack, “fuçar”. Hacker, vulgo “rato de laboratório”, era o termo usado pelos estudantes do MIT para designar aqueles que “fuçavam” nos computadores da universidade além dos limites de uso. O Hacker difere do Guru (um mestre espiritual genuíno), que já sabe tudo. Ele quer é descobrir como mexer com tudo (o contrário do usuário comum, que não tem remorso de usar um micro Pentium para escrever cartas durante o expediente). Não teme vírus de computador. O interessante até seria escrever um, mas não para difundir, só exibir para colegas.
Não dá para definir o que é realmente um hacker. Mas em qualquer sala de computação existem aqueles que vão para trabalhar, aqueles que vão para aprender e aqueles que vão para se divertir. O Hacker faz tudo isso e ainda mais alguma coisa, um algo mais que não da para definir. O contato constante com o computador e a vontade de fazer com que ele obedeça faz surgir o indivíduo “fuçador”, que despreza a idéia de freqüentar um curso ou pagar a um profissional para que o ensine a usar um programa.
Alguns fazem dessa facilidade com a máquina uma profissão e mudam de ramo. A vontade de explorar este universo eletrônico transforma o indivíduo. Qualquer pessoa que tenha pelo menos lutado para aprender uma linguagem de computação (PASCAL, C, ASM, etc.) pode entender o que e o prazer de ver um programa funcionando bem. A denominação não importa. O que importa é conseguir fazer a coisa funcionar com o mínimo de ajuda possível ou faze-la funcionar além do que os outros esperariam conseguir, como quando se consegue fazer o programa fazer algo que não normalmente faria. Ou melhor dizendo, dominar o programa.
Tentando definir, os hackers são basicamente feras da informática que adoram aprender como os sistemas funcionam externa e principalmente internamente. Algumas pessoas os definem como desordeiros e pessoas más, mas na verdade os verdadeiros hackers não são anjos, mas não saem pôr aí invadindo outros sistemas, causando danos ou espionando as informações dos outros. Não há magia no que eles fazem.
A maioria das informações podem ser encontradas aqui mesmo na Internet. É só você realmente começar a procurar e se informar! É preferível ser chamado de hacker pelos outros do que se intitular um hacker. Os hackers consideram-se uma elite (um privilégio baseado na habilidade), embora recebam com alegria os novos membros. Eles sentem, entretanto, uma certa satisfação egocêntrica em serem identificados como hackers (mas se você tentar ser um deles e não consegue, é considerado falso).
O que é ser um Hacker?
Primeiramente, vamos identificar o termo: Hacker, originalmente, designava qualquer pessoa que fosse extremamente especializada em uma determinada área. Qualquer fera em qualquer assunto, poderia ser considerado um hacker. Por exemplo: a minha tia é um hacker da culinária, assim como o seu mecânico predileto pode ser um hacker de automóveis… Somente com a ajuda do cinema americado, é que o termo Hacker de Computador passou a ser utilizado largamente, mas nem por isso perdeu sua identidade. Quem não se lembra do filme War Games, onde um garoto, brincando com seu modem, acessa (por acidente!) o NORAD, simplesmente o computador responsável pela segurança de guerra dos Estados Unidos da América?
A grande maioria dos hackers é jovem. Dizem que é uma fase da vida. E além do mais o jovem tem muito mais tempo para estudar e aprender. Depois que cresce, precisa se preocupar com a vida de verdade e passa a trabalhar (geralmente com computadores), deixando de invadir sistemas ou fazer coisas piores. Os poucos que continuam a praticar actos de hacker são espiões industriais ou especialistas em segurança, e passam a fazer um jogo de gente grande, onde a pessoa vai precisar deter de verdade os invasores perigosos (os espiões), e estes se protegerem do risco de invadir sistemas (e da polícia).
O hacker em geral, é alguém que adora computadores, e se por acaso chegar à casa dele, com certeza encontrará tudo desmontado, com discos duro penduradas, onde ele estará testando alguma coisa.
O hacker adora programas, entrar neles e ver como e porque eles fazem o que fazem.
Um hacker adora testar seus conhecimentos, e faz isso na internet, invadindo provedores, pegando arquivos de senhas, mudando home-pages, mas raramente estragando ou apagando. Geralmente deixam mensagens tipo: INVADI AQUI! ME PEGUE.
Mas tem os que não são tão bonzinhos assim. Em geral, eles são potencialmente perigosos, mas só se defendem, e seus ataques causam estragos apenas para o sistema, raramente para pessoas comuns. Um hacker nunca diz que é hacker. Esses que entram em chat dizendo que fazem e acontecem, são meramente Lamers (que se fazem passar por hackers), em geral inofensivos devido ao baixo grau de inteligência.
0 comentários:
Postar um comentário